Após uma pequena participação de Maria Leal no confessionário do reality show da TVI A Quinta, para terminar a relação com Tiago Ginga, o produtor musical José Ricardo convidou-a para a realização de um projeto, que mais tarde ganhou a forma de um curto CD com o título “A Força de um Sonho”.
Em outubro de 2016, Maria Leal apresentou o seu primeiro single, “Dialetos de Ternura”, no programa da TVI Você na TV!, o que resultou num fenómeno viral na internet. Foram milhares as visualizações nas primeiras horas, atingindo os milhões em menos de um mês.
Com o sucesso do single, a cantora-empresária foca-se na indústria musical, fazendo inúmeros espetáculos em discotecas do norte ao sul de Portugal e nos principais destinos europeus dos emigrantes portugueses, como França, Luxemburgo, Suíça e Inglaterra. Na sua agenda, estão também concertos nos Estados Unidos, no Canadá e na Austrália.
Outro projeto discográfico da cantora, que conta com 12 temas, inclui os singles “DJ aumenta o som”,”Ladies Night”,”Sunset” e “Obrigado”, este último criado pessoalmente pela cantora com o objetivo de agradecer aos fãs por todo o apoio.
Em outubro de 2017, lança a canção “Curtir a Noite”. Em novembro do mesmo ano, grava o videoclipe para a mesma canção, que, em maio de 2018, não tinha ainda sido lançado, pelo que se presume que o lançamento tenha sido cancelado.
Em maio de 2018, lança o single “O Verão É Nosso”, com o respetivo videoclipe, o seu primeiro vídeo musical oficial. A letra foi escrita por Sérgio Ventura com produção de Jaimão e da própria Maria Leal. Dois dias depois da estreia, já possuía 179 mil visualizações e estava no 1.º lugar dos vídeos do YouTube mais vistos do dia em Portugal. Em duas semanas e meia, o videoclipe atingiu a marca de um milhão de visualizações.
A 18 de dezembro de 2018, Maria Leal lança um segundo videoclipe, para o tema “Sou a Tua Menina”, a sua segunda colaboração com Jaimão.
(Chamada para numero móvel nacional)