Nasceu a 2 de Julho de 1975, no Porto. Desde sempre foi uma criança divertida e traquinas, e o seu dom para contar anedotas nasceu logo nos seus tempos de miúdo, onde, nos jantares de família, divertia todos os seus familiares a contar anedotas.
No ano 2000 surge no canal de televisão TVI, o programa Ri-te Ri-te, um concurso para contadores de anedotas. O Fernando era nesta altura electricista de construção civil, casado há pouco tempo e com um filho a caminho. Apresenta-se a concurso e vai ganhando as diversas eliminatórias, até que chega à final e sagra-se o vencedor absoluto do programa.
Depois destas peripécias televisivas, Fernando Rocha arranja um emprego melhor e vai trabalhar para a empresa EMF da CP. Aí conhece um colega que o convida para actuar no bar do seu filho, na Praia da Madalena (em Gaia), o Bar Tic-Tac. A experiência é um sucesso enorme, com casa cheia, todas as quintas-feiras à noite. Por força desse mesmo sucesso, é gravado um CD ao vivo com a actuação do Fernando Rocha no Bar Tic-Tac. O disco é um fenómeno de popularidade e do nada, rapidamente atinge as 10.000 mil cópias vendidas.
Por força destas vendas e muito mais através de pirataria, sobretudo dos estudantes universitários, Fernando Rocha fica cada vez mais conhecido pelo seu talento e humor.
Quando em Janeiro de 2003, o canal de televisão SIC, estreia o programa Levanta-te e Ri, convida Fernando Rocha para encerrar o programa. O sucesso foi tal, que a estação propõe imediatamente ao Fernando, a assinatura de um contrato de exclusividade com a SIC.
Gravou 7 (sete) CDs, sendo o último CD-007 Portugal a Rir (Em Tempo de Crise) Ao Vivo no Teatro Sá da Bandeira Porto e 3 (três) DVDs, com especial destaque para o último, Anedotas de Fernando Rocha Ao Vivo no Teatro Sá da Bandeira Portugal a Rir (Em Tempo de Crise), ambos lançados em 2009 pela editora Espacial. Todos estes trabalhos obtiveram grande sucesso, atingindo os mais altos galardões: disco de prata, ouro, platina e tripla platina.
Apesar da sua juventude em 2006 foi lançado um livro biográfico A Minha Vida Numa Anedota, escrito pela jornalista Natacha Lima Reis e editada pela Prime Books.
Participou em diversos programas televisivos, tais como Levanta-te e Ri, Ou Bai Ou Rocha, Sic10Horas, Herman Sic, Às 2 por 3, Maré Alta, Êxtase, 5 Estrelas, Malucos do Riso, Fátima, Contacto, galas especiais, musicais, de Natal e Fim de Ano, e muitos, muitos outros programas, como humorista e ator. Como apresentador deu a cara pelo programa diário e em direto A Ganhar É Que A Gente Se Entende.
Deu voz à série de desenhos animados para televisão Maduro Tinto (SIC) e à curta-metragem de animação em 3D História de Um Caramelo.
Foi ator, com uma participação especial fez de Faísca (um traficante de armas) no filme português Balas e Bolinhos II O Regresso, do realizador Luís Ismael.
Em 2009 para a estação de televisão Porto Canal, foi autor e apresentador de ZUMBA NA BJEKA, um show semanal, que para além de conter stand-up comedy, foi protagonista das rubricas FREDO (curtas-metragens mudas) e OS CROMAS. Para a mesma estação foi ainda protagonista do especial Um Conto de Natal gravado no Teatro Sá da Bandeira.
Atualmente apresenta diariamente a rubrica radiofónica A Voz do Povo (crónicas humorísticas), na estação NFM (frequência 89.2) e está a tirar o Curso Superior de Teatro e Representação na ESAP Escola Superior Artística do Porto.
Paralelamente a tudo isto, continua a atuar regularmente por Portugal com 2 (dois) tipos de espectáculos humorísticos: Show de Anedotas / Stand-Up e a Peça Teatral Humorística AMEJOAS À BUJOM PATO. Percorre o país inteiro de norte a sul, do interior ao litoral e as ilhas da Madeira e Açores. O Fernando Rocha tem um carinho muito especial pelas comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, tendo já atuado na África do Sul, Alemanha, Andorra, Angola, Bélgica, Canadá, Córsega, Estados Unidos da América, França, Inglaterra, Luxemburgo, Moçambique, Mónaco, Suíça e Venezuela.
(Chamada para numero móvel nacional)